Qualquer pessoa que decide investir no empreendedorismo online pode aprender algumas técnicas para fazer suas próprias divulgações, basta atentar para determinadas regras e orientações de especialistas, aqueles que já viram muita besteira ir a público e querem ajudar você a não seguir pelo mesmo caminho.

No maior estilo “faça você mesmo”, lidar com links patrocinados no Adwords não é tão complicado e com um pouco de treino você aprende rapidinho. Mas é bom estar preparado para dedicar um certo tempo – se você não tem, melhor deixar a ação para quem conhece. Outro fator relevante diz respeito ao valor investido nos anúncios. Se você ouviu por aí que pode anunciar sem gastar nada, não é bem assim: você pode estipular um valor mínimo, mas considere a quantidade e a frequência dos acessos para não acabar gastando mais do que imaginava. É sempre bom acompanhar os índices com o uso de ferramentas, como o Google Analytics.

Falando nisso, saiba que quanto mais clicarem no seu anúncio, mais você vai pagar. A vantagem máxima do Adwords é que você pode acompanhar e modificar a campanha como bem entender, então abuse desse recurso e acompanhe a popularidade dos seus anúncios. Caso não surtam o efeito esperado, vá substituindo as palavras-chave. Mas não se esqueça: apesar do custo do anúncio (que realmente é bem baixo em comparação com qualquer outra veiculação), há de se considerar se o canal gerou a venda de um produto ou serviço da sua empresa. Em caso positivo, você atingiu seu objetivo.

Mas para conquistar esses cliques dos consumidores, você deve ser bastante específico em cada anúncio que lançar na web. Crie links diretos para a página de interesse do público, evitando que ele desista de procurar o produto anunciado quando você o direciona para a home page. É importante entender que o internauta tem que ter acesso fácil aos caminhos, caso contrário ele mudará de rumo, podendo realizar uma compra na concorrência.

Especifique no seu site as formas de pagamento, valor, possíveis descontos, fretes, fotos dos produtos. E lembre-se de valorizar a importância de contratar um designer para desenvolver o layout da sua página na internet – seu cartão de visitas online. Crie um site harmonioso, de bom gosto e com abas e links intuitivos, isso facilitará a vida do internauta e, consequentemente, pode gerar uma imagem organizada e segura para a sua empresa.