Os emails se tornaram um grande meio de comunicação entre as empresas e os consumidores, inclusive durante a black friday, onde por meio deles as empresas fazem anúncios de ofertas para que os usuários finais possam realizar suas compras online.

O problema é que existem pessoas mal intencionadas, que se utilizam desta época do ano para enviar emails de produtos falsos, com o intuito de fazer o consumidor clicar na oferta e realizar o pagamento de algum produto que não será entregue, uma vez que, a loja que consta no email não existe.

Pensando nestes casos, iremos listar uma série de dicas para auxiliar no combate a fraude de ofertas por email.

Dicas para verificar um email

  1. Verificar o remetente do email, caso for um email pessoal (hotmail, gmail, yahoo, etc) você deverá ficar atento, pois há grandes chances de ser um golpe
  2. Pesquisar pela oferta recebida por email, diretamente no Google, assim, se a oferta realmente existir ela estará listada em algum resultado de sua busca.
  3. Preços muito abaixo sempre geram uma desconfiança ainda maior, por mais que o intuito da black friday seja ofertar bons descontos, todos nós devemos ficar desconfiados, se recebermos um email com um desconto exorbitante.
  4. Verifique se existe a opção de desinscrever (localizado no rodapé) da lista de email, a maioria dos golpistas não colocam essa possibilidade para os consumidores finais.
  5. Confira os links de destino dos botões de compra e também das imagens dos produtos, muitas vezes, os mal intencionados criam subdominios (americanas.site.com) para tentar se passar por uma empresa.

Saiba que mesmo os emails falsos utilizam de artes e imagens iguais aos verdadeiros, por isso, mesmo que pareça ser de uma grande magazine, siga nossas dicas para mitigar as possibilidades de fraude.

Pode até parecer paranóia, mas cautela nunca é demais, quando estamos falando de email de ofertas… Caso tenha alguma dúvida ou apontamento, comente abaixo 😉